NOVO CORAÇÃO 5 - Como não odiar?

Serie coração ofendido – Como não odiar?
“A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens.” Romanos 12”17
Hoje gostaria de falar de um exemplo da bíblia que nos mostra claramente o que é o perdão. Não vou falar de Jesus, para que não digam que Ele era o próprio Deus e por isso teve essa condição de perdoar, vamos falar de Jose do Egito.
Todas já conhecem a historia, ainda à pouco tivemos a oportunidade de vê-la na Record. José era um homem comum como nós, ele sofreu muito quando seus irmãos por inveja o venderam como escravo.
Agora imaginem nascer escravo já é terrível, mas a pessoa ter tudo, ser herdeira de uma fortuna e de repente virar escravo num país estrangeiro e sem direito a nada, era mais terrível ainda.
Quem virava escravo seria escravo até morrer, assim como a esposa e os filhos. Imaginem ser vendido pelos próprios irmãos, será que tem dor pior do que essa?
Para piorar a situação, depois de se ter negado a satisfazer os desejos de uma mulher sedutora, esposa de seu dono, foi preso injustamente, acusado de algo que não cometeu. Meu Deus quanta dor e sofrimento, a bola de neve crescia, parecia um túnel sem saída, sem esperança.
Eu posso imaginar o que passava por sua cabeça, num lugar sujo e frio, comendo mal e lembrando da casa de seu pai, onde era um príncipe.
Agora me digam: Qual seria a reação natural, de um coração carnal? Ficar com muita raiva, afinal motivos não lhe faltavam, odiar seus irmãos por serem tão maus e injustos e viver amargado até à morte.
Até nós quando vimos a serie pensamos isso “como podem ser tão malvados? Mereciam um castigo.”
E quanto a Deus, porque estaria permitindo que seu servo fiel passasse tudo aquilo, como entender tamanha situação, seria fácil culpar a Deus também.
Claro que se Jose tivesse optado por esse caminho, o final não seria o mesmo.
Ele apenas creu na promessa de Deus e não permitiu sentimentos destrutivos entrarem no seu coração, embora não entendesse o que estava acontecendo nem a maldade das pessoas, isso fez toda a diferença.
E no nosso caso, como tem sido? Pois é muito fácil culpar os demais por nossos problemas, por aquilo que não conseguimos alcançar, veja como tudo isso vem de um coração magoado.
É mais fácil guardar ódio e pensar:  “afinal tenho todos os motivos para isso, ele me paga, tomara que morra, por causa dela estou nesta situação, tudo estava indo tão bem e por causa dela estou penalizada, destruída”, têm sido estas as suas palavras?
Pense comigo, acaso algum homem pode mudar o curso da sua vida? Alguém pode deter a visão que Deus te deu?
Podem até tentar como os irmãos de Jose tentaram se desfazer dele, impedir o sucesso dele, mas Deus estava no controle e Ele seria o único que pode decidir seu futuro.
Jose se livrou da ofensa e por isso o plano de Deus se cumprir na vida dele e dos irmãos, de outro modo ele teria morrido no calabouço.
E você? Tem feito justiça pelas próprias mãos, tem usado a vingança? Livre-se dessa prisão, esses sentimentos ruins só estão lhe destruindo.
Não se esqueça você sempre tem duas opções, ficar ofendido e desse modo dar liberdade ao diabo de agir ou se livrar da ofensa e permanecer no proposito de Deus.
Se você é de Deus tudo que acontece em sua vida Deus da um jeito de te abençoar, ainda que o mundo não queira!
Ou será que o nosso Deus fica sem opção, eu não li na bíblia Deus dizendo, “E agora os irmãos de Jose o venderam, não era esse o plano” ou “meu servo foi preso, inventaram uma mentira gravíssima contra ele, como faço agora?”
Não minha amiga, Deus é Deus, Ele sempre tem como reverter a situação, ainda que a seus olhos não tenha jeito, para Ele tem, não se preocupe, apenas mantenha seu interior limpo, o demais Ele fará.
Veja as palavras de Jose, como ele entendeu a mão de Deus:
“Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Deus enviou-me adiante de vós, para conservar-vos descendência na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador sobre toda a terra do Egito.”
Genesis 45:5-8
Até ao proximo post, que será o ultimo desta série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

He peleado la buena batalla

“He peleado la buena batalla, he acabado la carrera, he guardado la fe” (2 Timoteo 4:7). Cada día vivimos en una batalla constante. Luchamos...