O Rei e o Sábio



Conta a história que há centenas de anos, existia um rei muito poderoso e impiedoso. Certa manhã, ele acordou muito assustado com um sonho que havia tido.
Imediatamente mandou que os guardas trouxessem o sábio conselheiro do reino para lhe interpretar o sonho.
-- Foi horrível -- disse o rei ao sábio 
-- Eu sonhei que todos os dentes da minha boca haviam caído e que eu ficava completamente banguela! O que isso significa?
-- Oh meu querido rei, isso não é bom. 

Significa que todos os seus parentes irão morrer e só vai sobrar você.
O rei ficou furioso com a interpretação do sábio e gritou:
-- Como ousas falar isso dos parentes do seu rei? Guardas prendam-o e cortem-lhe a cabeça!

Logo que o sábio saiu o rei mandou que os guardas trouxessem todos os sábios das redondezas, e um por um foi sendo preso e morto pois falavam sempre a mesma coisa. O rei então disse aos guardas que procurassem outro sábio que soubesse interpretar direito aquele sonho.
O problema é que não haviam mais sábios então os guardas encontraram um velho senhor que dizia saber a interpretação do sonho e o levaram até o rei.
-- Então você sabe me dizer o que significa meu sonho? -- perguntou o rei
-- É claro que sim meu rei, tenho uma notícia muito boa para vossa majestade. O seu sonho é maravilhoso e significa que você viverá muito mais do que todos os seus parentes.

O rei ficou muito feliz e mandou que dessem  ouro e riquezas para o velho senhor. Além disso, ele se tornou o sábio oficial do reino.

Moral da história: A verdade é como uma pedra preciosa, se você embalar com um papel bonito e der de presente, a pessoa vai aceitar e ficar muito feliz com o presente, mas se você lançar no rosto de alguém só causará raiva e constrangimento.
Cuide a maneira como você fala as coisas, sempre há um jeito de falar mesmo aquele assunto mais difícil. Tudo tem a hora e a maneira certa de se dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

He peleado la buena batalla

“He peleado la buena batalla, he acabado la carrera, he guardado la fe” (2 Timoteo 4:7). Cada día vivimos en una batalla constante. Luchamos...