Apreciar

Hoje estava pensando sobre a palavra “apreciar”, você já reparou que os seres humanos são mais propensos a criticar do que elogiar? Repare só quando alguém faz um comentário negativo de outra pessoa, logo tem outras para acrescentar outro comentário depreciativo com muita facilidade, faz questão de deixar sua opinião registrada.
Mas quando alguém faz um elogio, pode reparar o silencio, ninguém mais acrescenta nada, talvez por falta de costume, por ciúme, ou porque nunca recebe apreciação e por isso não sabe apreciar.
Então vemos que a facilidade que há para criticar, não é a mesma que há para apreciar.
Não estamos falando aqui de bajulação, nem palavras insinceras, mas de “aprender” a apreciar as demais pessoas, sem nunca esquecer do seu próprio valor.
Apreciar uma atitude agradável, uma palavra amorosa, um gesto de carinho, um favor, um esforço que alguém fez por você.
Certa vez numa reunião estava falando sobre isto, que todas têm um talento, virtudes admiráveis, mesmo sendo tão diferentes, quando vi que uma delas encheu os olhos de lagrimas, e perguntei que tinha acontecido e ela disse, “ eu não tenho nenhum”; Na mesma hora peguei um livro da estante que ela tinha preparado e mostrei a todas e disse: “Digam se ela não tem talento, eu não faria um livro tão bonito quanto o dela, está deslumbrante, então ela começou a chorar ao ouvir as minhas palavras, pois achava que não tinha talentos.
As vezes, a pessoa precisa sentir-se apreciada.

Todas nós podemos fazer isso, com o marido, a mãe, os filhos, uma amiga, alguém que faz parte da sua vida e que você não tem apreciado.
Uma palavra de apreciação faz a diferença na vida das pessoas, que muitas vezes dão tanto e nunca se sentem apreciadas, ademais as incentiva.
E então, vamos apreciar? Quem topa? Faça ou fale hoje algo que mostre apreciação por alguém. Fonte: Tânia Rubim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

He peleado la buena batalla

“He peleado la buena batalla, he acabado la carrera, he guardado la fe” (2 Timoteo 4:7). Cada día vivimos en una batalla constante. Luchamos...