"O servo fiel"

Confie em você e nas suas habilidades e crie coragem para lutar por seus sonhos e defender o que acredita

Um grande rei queria provar a lealdade de seus servos, oficiais e soldados. Ele estava rodeado por pessoas que aparentavam ser fiéis, mas não conseguia ter certeza se de fato podia contar com todos.
Para poder certificar-se da fidelidade deles, pensou em dar a filha mais bela em casamento àquele homem que simplesmente fosse verdadeiro. O rei nada disse a ninguém, apenas à rainha, que imediatamente aceitou a proposta secreta do marido.
O rei, no entanto, não sabia o que planejar para saber qual de seus oficiais, ministros e até soldados era leal o bastante para poder confiar e casar a sua filha.
Um dia, usando o seu finíssimo vestuário, ofereceu um baile a todo o povo do reino. Todos foram devidamente paramentados. As mulheres com seus elegantíssimos vestidos e chapéus e os homens com suas gloriosas roupas de gala.
A plateia aguardava o rei ansiosa, e quando ele surgiu, foi ovacionado por todos. No entanto, à medida que caminhava, todos os olhares iam em direção à sua capa vermelha, que, de tão grande, caía por seus ombros, cobrindo-os.
Era uma bela capa, mas os olhares não significavam, precisamente, admiração. Algumas mulheres cochichavam umas com as outras, outras riam e apontavam discretamente e alguns homens esbarravam o cotovelo no braço de outros.
– Que vergonha! Será que a rainha não viu isso? – alguém se indignou.
– Aff! Não é possível que ele não se olhou no espelho! – outra pessoa murmurava contrariada.

O rei subiu ao palanque e cumprimentou a todos. De cima viu as risadinhas, os cochichos e os gestos nada elegantes do povo que se reunia em baixo. Querendo entender do que se tratava, chamou em particular seus principais oficiais e ministros.
“Certamente um deles vai me dizer o que está acontecendo, e por que estou sendo vítima de tanta chacota”, refletiu.
Um por um foi entrando na enorme sala de reuniões, e esperou que eles falassem. Quando todos estavam reunidos, um grande silêncio se fez na sala. Um olhava para o outro, mas nenhum deles disse nada.
“Não é possível! Será que ninguém vai me dizer o que está havendo?”, pensava o rei muitíssimo irritado.
Até que um dos oficiais falou:
– Excelência, gostaria de dizer que esse broche em sua capa é bastante estiloso, o que faz aumentar ainda mais a sua elegância!
O segundo aproximou-se e disse:
– Acredito que essa moda que a vossa excelência criou logo estará presente no meio dos seus servos, afinal, o senhor tem extremo bom gosto. – E assim sucedeu com cada um dos oficiais até o último.
Porém, um certo servo, vendo que todas aquelas palavras eram pura demagogia e falsos elogios, criou coragem e afirmou em alto e bom tom:
– Excelência, eu sei que isso não é da minha conta, muito menos deveria lhe dirigir qualquer palavra sem ser chamado, mas gostaria de lhe informar que essa baita barata que está em sua capa é horrível e pavorosa!



Todos os oficiais ficaram admirados com a coragem daquele rapaz, mas, ao mesmo tempo, constrangidos por não terem pelo menos um pouco dela.
O rei, demonstrando surpresa, explicou:
– Esperei que os meus oficiais fossem leais e corajosos o suficiente para me dizerem o que havia em minha roupa. Imaginei que eu pudesse confiar na lealdade e fidelidade de cada um de vocês, mas vejo que me enganei. Eu coloquei, propositadamente, essa barata em minha capa, para ver que homem seria autêntico para me dizer o que eu precisava saber. E, como recompensa, daria a minha filha mais bela em casamento. O único capaz de me dizer a verdade, entretanto, foi este servo fiel. Ele, portanto, será o meu genro e o homem em que mais confiarei dentro do meu reino.


Para refletir

Uma das grandes qualidades de uma pessoa é a autenticidade. Porém, muitas vezes, o medo pode fazer com que a verdade fique escondida ou impedir o nosso crescimento, por pura falta de coragem.
Confie em você e nas suas habilidades e crie coragem para lutar por seus sonhos e defender o que acredita. A falta de autenticidade pode acabar com muitas oportunidades.
“...Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Josué 1.9



Um comentário:

  1. Interessante esta história, me identifiquei porque já perdi muitas oportunidades por não acreditar em mim mesma, ter medo de falar ou agir, medo da reação das pessoas. Mas não vou mais me esconder, vou enfrentar porque tenho o Grande Rei para me sustentar... Obrigada!!!

    ResponderExcluir

He peleado la buena batalla

“He peleado la buena batalla, he acabado la carrera, he guardado la fe” (2 Timoteo 4:7). Cada día vivimos en una batalla constante. Luchamos...